domingo, 31 de outubro de 2010

Capadocia - parte 2 de 2

Domingo (dia 7 de Abril de 2002):

6:00 - Hora de acordar pra podermos pegar o ônibus pra Nevsehir... hoje é dia de visitar as cidades subterrâneas e quanto mais cedo melhor. Acordamos, arrumamos as malas, comemos as sobras da noite anterior e fomos pra rua pois o primeiro ônibus estava previsto pra sair às 7 da matina. No terminal uma triste noticia, ônibus só 7:30... mas tudo bem, podemos esperar. Fomos pra mesma confeitaria e tomamos um café da manha decente.

Nevsehir é uma cidade grande se comparada as cidades que passamos antes. De longe se pode ver um castelo muito parecido com aqueles medievais bem no alto de um morro que fica no meio da cidade. E daqui de Nevsehir que partem os ônibus pras Cidades Subterrâneas. Mas como estava muito cedo resolvemos explorar um pouco a região.

Como de qualquer ponto da cidade se podia ver o castelo resolvemos ir ate lá e tentar tirar uma foto bem de perto. Acabamos nos metendo por uns becos e as pessoas que ali moram ficavam olhando pra gente como se fossemos alienígenas... Bom, deu tudo certo e chegamos ao tal castelo.

Sabe aqueles filmes que tem uns carinhas que ficam no alto das paredes do castelo e tem as torres e o portão principal, e aquela área aberta dentro, e escadas pra vc subir pra beirada das paredes, e aquelas paredes picotadas no alto...?? Tudo igual. Me senti dentro de um filme das antigas. Chegamos a entrar no castelo e foi curioso pq alguém chamou a policia e 2 carinhas foram ate lá pra ver se estava tudo em ordem... só encontraram 2 turistas tirando fotos... q povinho maluco!

Do castelo pro ponto de ônibus pra ir pras cidades subterrâneas. Na boa, eu to achando que esses caras que moravam aqui era meio toupeiras... os caras gostavam mesmo de cavar buraco na terra... parece minhoca! Das 5 cidades que estão abertas ficamos sabendo que a de Derinkuyu e a maior delas com 8 andares pra baixo e quase todos estão abertos pra visitação. Então... vamos que vamos! (mais info no wiki)

Derinkuyu é um povoado que vive do turismo da cidade subterrânea e só. Então, vamos entrar no buraco! Entradas compradas (estudante como sempre... a palavra Ogrenci - se fala orengi - aqui é poderosa... dá pra economizar um bocado de grana se vc usar ela o tempo todo), entramos na caverna... O lugar e fantástico... logo na entrada um grande salão que era usado como estábulo e banheiro, e como não tínhamos guia, grudamos num grupo q estava falando em inglês.

Reparando isso, um carinha q era guia de lá nos chamou e perguntou se não queríamos q ele fosse nosso guia... Bom, eu tava zerado de grana e o cara ainda me cobra 10 milhões... no way! Negociamos e tal, o preço caiu pra 5. Marcia achou razoável e aceitou a proposta dele nos guiar. Na boa, foi a melhor opção... alem de ficarmos sabendo da historia do local conseguimos identificar cada um dos buracos construídos e o cara é super gente fina. Andamos um bocado pela tal cidade q e muuuuuito grande, passando por lugares que pessoas gordas não passariam nem pessoas altas. Eu tenho 1,74 mais ou menos e já estava com dificuldades mesmo agachado... imagina aqueles gringões altos?? Depois de 40 minutos andando, subindo por uns túneis descendo por outros se levantando e se agachando pra conseguir se locomover chegamos ao fim do tour e tiramos algumas fotos. Ainda voltaríamos a fazer o mesmo trajeto pra tiramos algumas fotos mas de maneira inteligente, sem descer pelos caminhos sórdidos... só na parte fácil de andar.

Um pouquinho de historia do local (ou o que entendi que o guia me disse): Na região da Cappadocia existem por volta de umas 30 e poucas cidades subterrâneas sendo que só 5 delas estão abertas ao publico pra visitação, sendo a Derinkuyu a maior delas. A segunda maior a de Kaymakli fica distante dessa uns 10 km e as 2 possuem conexão por um túnel subterrâneo. Nessas cidades chegavam a viver 10 mil pessoas. Os primeiros habitantes foram os Hitties (q eu nunca ouvi falar), eles viveram aqui 2000 anos antes de cristo. Eles construíram os 2 primeiros andares onde fica a cozinha, o estábulo, os locais de comer, de produção de vinho, etc. Quando esses morreram, os romanos tomaram o lugar e construíram mais 3 andares pra baixo. O Império dos romanos na região durou quase 4 séculos. Após a divisão do Império Romano em 2 e com isso o fim do domínio da região, foram os Bizantinos os novos donos do pedaço... eles construíram mais 3 andares e conseguiram chegar ao lençol freático que antes só era atingido pelos poços q levavam água ate o primeiro andar. Nessas cidades tinham de tudo, salas pra maltratar os escravos, tumbas, confessionários, escolas, dormitórios, estábulos, locais pra armazenar comida pra ate 1 ano, local pra produzir vinho, sistema de telefonia por uns buracos que começam todos no quarto andar e iam cada um pra um lugar diferente da cidade... assim eles poderiam se comunicar facilmente, sistema de ventilação em quase todos os cantos da cidade subterrânea, entre outras coisas. Nos corredores pra descer e subir os andares tinham umas rodas de pedra gigantes que serviam pra fechar o caminho no caso de invasão... os caras eram muito inteligentes, mas vai gostar de se esconder em buraco lá longe hein?

Depois da aventura pegamos um ônibus pra nevsehir e de lá pra Ankara e eu, depois, pra Eskisehir. Uma coisa curiosa que aconteceu... depois de procurar por preço de passagens pra Izmir (a aventura do próximo fim de semana), fui com a Marcia ate a entrada do metro mas na escada um maluco muito chato insistiu em perguntar de onde éramos e se precisávamos de ajuda... esses turcos algumas vezes de tão prestativos que eles sem querer acabam sendo meio grudentos... não demos idéia ao cara e ele entrou no metro. Como meu ônibus só saia 1 hora depois me sentei pra esperar a hora e tentei conversar com um carinha que puxou assunto comigo tb... mas esse não sabia nada de inglês... o papo foi na base da mímica e de palavras soltas, mas conseguimos nos entender bem. Hora do embarque, fui pro busum e me sentei. Quando eu olho pra galera que esta entrando no ônibus quem eu vejo?? o tal carinha do metro... e ele sentou onde?? Pois e, na poltrona do meu lado!! Bom, foram 3 horas de viagem de ônibus conversando sem parar sobre vários assuntos diferentes, desde religião ate Internet. O carinha é gente fina, me ajudou depois a achar o micro ônibus da empresa pra eu descer mais perto de casa... não foi de todo ruim.

Bom, essa foi minha aventura no fim de semana... como eu tinha dito não dá pra explicar em palavras muito o que foi essa aventura pq o lugar é do tipo que se vc não vê com os próprios olhos não tem muita graça... Não tem muitas palavras pra descrever tudo que eu vi esse fim de semana.

Galera, vou retornar ao trabalho pois essa semana eu to cheio de coisas como sempre pra resolver... e ainda por cima to muito cansado... esses fins de semana estão acabando comigo... mas eu preciso aproveitar... sabe-se lá quando poderei estar aqui novamente pra ver isso.

Beijos

Alex

Próximo Post: Semana monótona... mas leiam.

Nenhum comentário: